Bem Vindo

Contato:

bastiuoeric@hotmail.com

Boas vindas!

Olá pessoal!

Nesse blog vocês ficarão informados sobre vários tipos de animais atuais e também vegetações.
Também tem enquetes, onde você pode escolher em que animal ou vegetação que você quer ler.
Além disso também terá notícias do assunto.
Também haverá dicas de outros blogs e sites do assunto.

Até mais!

Total de visualizações de página

Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre paleontologia!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Após morte de baleia, banho de mar deve ser evitado, orientam biólogos

De acordo com biólogos, óleo da baleia pode atrair tubarões.
Após dois dias encalhado, animal sofreu convulsão no início da madrugada.
 
Baleia Jubarte
 
 
Após a morte de uma baleia que estava encalhada há dois dias, a Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, não será interditada. No entanto, segundo biólogos, o banho de mar deve ser evitado porque o óleo do animal pode atrair tubarões. A baleia, da espécie jubarte, morreu na madrugada desta quarta-feira (27) após 36 horas de tentativas de salvamento.



Funcionários da prefeitura de búzios e voluntários removeram a carcaça da baleia. Ela será levada para um aterro sanitário. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, o corpo da baleia deverá ser cortado para facilitar o transporte do animal, da espécie jubarte, com cerca de 12 metros e 25 toneladas.


Normalmente, segundo a secretaria, o animal seria enterrado na própria praia. Mas como seria necessário cavar muito fundo haveria o risco de a carcaça da baleia ficar próxima do lençol freático e contaminar a água usada na região. Numa cova mais rasa, a baleia poderia ser descoberta pelas marés e ficar apodrecendo na praia, explicou a secretária Adriana Saad, que tomou a decisão em conjunto com os especialistas.

Bombeiros passaram a tarde de terça-feira (27) tentando desencalhar baleia na Praia de Geribá, em Búzios (Foto: Reuters)


Baleia entrou em choque, diz instituto




Segundo o veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, que vinha acompanhando a tentativa de salvamento do animal, a baleia entrou em choque, seguido por uma convulsão e morreu por volta de 0h30 desta quarta, frustrando a operação do Corpo de Bombeiros, que pretendia devolver o animal ao mar nas primeiras horas da manhã desta quarta.


"Quando a maré baixou que ele ficou inteirinho no seco, a respiração dele ficou muito mais comprometida. Ele já estava com os órgãos sendo comprimidos desde o começo do encalhe, na segunda-feira, e ele acabou entrando em convulsão e vindo a óbito por volta da meia-noite e meia", explicou Marcondes.


Um rebocador cedido pela Petrobras chegou à praia na tarde desta terça-feira (26) e seria usado na operação de resgate. De acordo com informações dos bombeiros do município, a embarcação estava a 1,6 mil metros da praia e pronto para iniciar o desencalhe. O animal, que estava amarrado por cordas e posicionado de frente para o mar, seria puxado assim que a maré subisse durante a madrugada.


Cerca de 300 pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros, entre moradores da região e turistas. Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada desta terça acampados na praia, para monitorar as condições do animal. “Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva”, contou o voluntário Raoni Lemos.


De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.


Assista ao vídeo:




Fonte:
  • G1

Nenhum comentário:


Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa que quer compartilhar com o que se interessa através de blogs.